For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.

Ano novo, toque guitarra de um jeito novo

Salve galera amante das 6 cordas!

Hoje eu quero falar um pouco sobre como nós tocamos guitarra. Eu sei, existem vários estilos musicais onde o instrumento é usado, mas estou falando da forma particular que cada guitarrista empunha sua guitarra e tira dela os sons que deseja.

A forma de tocar de um guitarrista tem a ver com “pegada”. E pegada não é pura a simplesmente a forma com que o guitarrista “veste” o instrumento em si mesmo (com a correia mais alta, mais abaixa, tocando apenas com palheta ou com os dedos…). Pegada tem a ver com a identidade musical de cada um. O sentimento que é transmitido em cada nota ou acorde que tocamos. Se fizermos um teste e colocarmos 10 guitarristas tocando a mesma música, essa música vai soar de 10 maneiras diferentes. Pois assim como a nossa voz, o modo de tocar guitarra é particular de cada um. Porém, alguns sabem usar essa “voz” melhor do que os outros.

Nesse novo ano que acabou de começar, como você pensa que está sua pegada? Sua forma de tocar? Sua “voz”? Você acha que já sabe o suficiente para poder se expressar fluentemente através do instrumento? Ou ainda existem temas e assuntos que precisam ser melhorados? Sua técnica, a parte mecânica da coisa, está “afiada” (não necessariamente tocar mil notas por segundo)?

Essa época do ano é muito boa para revermos nossos conceitos, tentar filtrar somente aquilo que é bom na nossa forma de ser, e de tocar. E quem sabe, se abrir para uma reciclagem e aprender novas formas para o mesmo velho instrumento que vem arrebatando multidões há mais de 50 anos.

Para terminar e ilustrar um pouco o que eu quero dizer, vejam esse vídeo abaixo. Ele já é meio velho (5 anos), mas ainda sim sensacional. E aí, tá pronto pra mudar o seu jeito de tocar?

[yt video=”O2LzL_vPmyg” width=”560″ height=”340″ /]

 

Top