“The Killer Instinct” – Black Star Riders

Black Star Riders

Por Junior Frascá

Bom, todo mundo que acompanha a cena metálica atual já sabe da história do BLACK STAR RIDERS, de sua relação com o saudoso THIN LIZZY e tudo mais. Mas o fato é que, dessa vez, em seu segundo disco, “Killer Instinct”, que acaba de ser lançado mundo afora pela Nuclear Blast, a banda se superou, com um trabalho marcante, e forte candidato a se tornar um clássico do estilo.

 

Em primeiro lugar, nota-se que Ricky Warwick, Scott Gorham, Damon Johnson, Marco Mendoza (todos ex-membros do THIN LIZZY) e  Jimmy DeGrasso (MEGADETH, ALICE COOPER) estavam inspirados, e voltados a comporem um trabalho para ficar marcado na memória do ouvinte com facilidade.

 

E é justamente isso que temos aqui. Com hard/classic rock classudo e cheio de referências aos anos 70 e 80, a banda transborda atitude e bom gosto, com arranjos e melodias simples e pegajosas, e uma pegada cativante.

 

Mas, por óbvio, muito do som do BSR ainda remete ao THIN LIZZY, seja nas linhas de guitarra, melódicas e com várias dobradinhas matadoras, seja nos fantásticos vocais de Ricky, que até nos trejeitos remete ao falecido gênio Phil Lynott (a faixa título demonstra bem isso).

 

Outro fator determinante para o sucesso do trabalho é produção, cristalina e sem muita frescura, com todos os instrumentos bem na cara, deixando evidentes as principais qualidades da banda.

 

E em um disco tão bom e homogêneo fica até difícil indicar destaques, mas cito apenas a faixa título, que abre o disco com um ritmo mais veloz e direto; “Finest Hour”, a melhor música já composta pela banda até hoje, e que gruda feito cola na mente do ouvinte instantaneamente durante a audição; e “Charlie I Gotta Go”, um blues lisérgico e intenso; para se ter uma idéia geral do quão bom é o material contido neste excelente “The Killer Instinct”, um divisor de águas na carreira da banda, e forte candidato a disco do ano.

 

Confiram!

 

 

Nota 9,0

 

“The Killer Instinct” – Black Star Riders

(Nuclear Blast – 2015)

 

  1. Killer Instinct
  2. Bullet Blues
  3. Finest Hour
  4. Soldierstown
  5. Charlie I Gotta Go
  6. Blindsided
  7. Through the Motions
  8. Sex, Guns and Gasoline
  9. Turn In Your Arms
  10. You Little Liar

Compartilhe Este Post