Blackberry Smoke: a essência do Southern Rock viva como nunca

Blackberry_Smoke

 

Por Junior Frascá

O Southern Rock é um dos estilos mais legais do rock. Com uma pegada que mescla blues, classic rock e country, o estilo surgiu no sul dos Estados Unidos, tendo suas raízes nas décadas de 50 e 60, mas consolidando-se efetivamente nos anos 70, em especial com bandas como Lynyrd Skynyrd, ZZ TopThe Allman Brothers.

E, atualmente, o estilo vem ganhando um novo gás, com ótimas bandas surgindo, em especial o BLACKBERRY SMOKE, o maior nome do southern rock dos últimos anos.

Com uma pegada agradável e cativante, repleta de ótimas melodias, arranjos de muito bom gosto, e uma simplicidade sublime, o quinteto de Atlanta, Georgia, vem ganhando cada vez mais admiradores, e embora seus lançamentos saiam por gravadoras menos relevantes dos EUA (nenhuma até o momento saiu no Brasil), vem conseguindo mais e mais espaço na mídia a cada dia.

E depois de ótimos discos, como os já clássicos “Little Piece of Dixie” e “The Whippoorwill” (este uma obra prima do estilo), os caras acabam de colocar no mercado “Holding All The Roses” (em breve resenhado por aqui), um trabalho que tem uma pegada um pouco mais moderna, e com mais influências de hard rock, em especial nas guitarras, bem mais destacadas e distorcidas que nos trabalhos anteriores, como pode ser percebido na faixa “Rock and Roll Again”:

Trata-se, pois, de uma banda excelente, que tem tudo para se tornar de cabeceira dos fãs do estilo. Escutem e comprovem.

Compartilhe Este Post